ARTIGOS

Ventilação industrial com BIM

7

dezembro

Projetos BIM: como utilizar para maior eficiência na indústria

 

O uso da tecnologia BIM na construção civil, além de aperfeiçoar os projetos, ajuda a valorizar as obras, deixando-as mais modernas e sustentáveis. Um projeto de ventilação natural com venezianas industriais e lanternins, por exemplo, terá máxima eficiência se dimensionado com o auxílio da modelagem BIM.

Outra vantagem é que essa tecnologia otimiza o trabalho dos arquitetos e projetistas, validando os cálculos da taxa de renovação do ar necessária em cada ambiente. Neste post, mostraremos como utilizar o projetos BIM no seu projeto estrutural e quais as vantagens do investimento. Vamos lá!

 

O que é a modelagem BIM e como aplicá-la na indústria?

 

A modelagem BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia utilizada na criação de plantas inteligentes. Essa tecnologia permite integrar todo o ciclo da obra em um único projeto 3D. Isso facilita o dimensionamento das soluções e, consequentemente, contribuindo para uma instalação mais eficiente.

Um exemplo da aplicação do BIM na indústria é em projetos de ventilação natural, que aliam conforto térmico e economia de energia nas empresas. Um sistema planejado com venezianas e lanternins representa o que há de mais inovador em termos de eficiência energética industrial e qualidade de vida no trabalho.

Funciona assim: as venezianas favorecem a entrada de ar no interior dos galpões. Já a exaustão por gravidade proporcionada pelos lanternins permite que o ar quente saia pela cobertura. Esse processo gera uma corrente contínua que é fundamental para manter a temperatura interna sempre agradável.

Projetos BIM e renovação de ar

Outra vantagem é em relação à qualidade do ar, já que o processo de exaustão resultante dos efeitos Venturi e chaminé também elimina poluentes e partículas tóxicas do interior do galpão. Com o ar constantemente renovado, é possível controlar a propagação de doenças respiratórias (inclusive a Covid-19). Isso contribui também para preservar a saúde dos colaboradores.

No entanto, para que esse processo ocorra de forma bem-sucedida, é essencial que as soluções escolhidas sejam de primeira qualidade. Um dos principais quesitos que você deve considerar é a permeabilidade das venezianas. Este conceito representa a quantidade de ar que passa pelas aletas, e os cálculos também podem ser feitos através de soluções de modelagem em BIM.

A dimensão das aletas tem relação com a performance da veneziana. É preciso fazer os cálculos de maneira personalizada em cada projeto, delimitando as dimensões exatas para garantir uma solução de máxima eficiência. Os projetos BIM otimizam esse processo, validando os cálculos necessários e garantindo um projeto 100% compatível com as particularidades de cada galpão.

 

Por que utilizar projetos BIM no seu projeto de ventilação natural?

 

Dando sequência, listamos as principais vantagens que justificam o uso dos projetos BIM em projetos de ventilação natural.

 

Proporciona uma visão mais acurada do todo

Além de materiais de qualidade, um projeto de ventilação natural bem-sucedido exige a análise criteriosa de diversos aspectos. Entre eles, dimensões do galpão, maquinário e produtos armazenados e, principalmente, o cálculo da renovação do ar. Os projetos BIM otimizam essa análise a partir de uma visão interativa e ampla do todo. Assim, ao selecionar cada elemento na plataforma 3D, o projetista consegue avaliar:

  • orçamentos;
  • planejamento;
  • estrutura;
  • instalações elétricas e hidrossanitárias;
  • componentes necessários para execução da obra em si.

 

Valida os cálculos da renovação do ar

Vamos dar continuidade aos motivos para implementar projetos BIM na sua indústria. Compreender a taxa ideal de renovação de ar por hora no recinto é fundamental para implementar uma solução de alta performance. A modelagem BIM auxilia os projetistas a identificar previamente o resultado da instalação. Isso permite dimensionar tamanhos compatíveis e prever cálculos da troca de ar para que máxima eficiência possível. 

Além de influenciarem na performance da solução de ventilação natural, esses aspectos interferem no orçamento do projeto. Por isso é tão importante avaliá-los com rigor, de modo a encontrar os melhores fornecedores e não ter prejuízo com a compra do material.

 

Projetos BIM facilitam o trabalho dos arquitetos e projetistas

Dimensionando a solução na plataforma 3D, os arquitetos têm uma visão concreta e antecipada dos resultados. Isso economiza tempo e permite que se dediquem com mais afinco aos detalhes do projeto. Ou seja, além de agilizar o lançamento do produto final, projetos BIM contribuem para sistemas de máxima eficiência e sem prejuízo ao orçamento.

O Grupo MB é pioneiro no uso dessa tecnologia em projetos de ventilação natural, garantindo a acurácia dos projetos a partir de um layout otimizado e memória de cálculo detalhada. A empresa também disponibiliza para download arquivos dos lanternins de diferentes tamanhos para que você faça os testes previamente.

Basta baixar o arquivo e integrá-lo automaticamente ao seu projeto de ventilação natural. Você pode posicionar o Lanternim no telhado do galpão conforme sua avaliação. Depois é só fazer os ajustes necessários antes de efetuar a compra.

Você deseja contar com a experiência do Grupo MB na implementação do seu projeto? Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.