Edificações industriais pela sua escala robusta costumam apresentar grandes volumes de ar. Isso gera um forte estímulo nas empresas em fazer uso de ar-condicionado para obter uma boa climatização industrial.
Contudo, apesar de se obter um ambiente climatizado, os gastos em energia tornam-se bastante elevados.
Pensemos em uma sala que busca conforto térmico através da climatização industrial artificial, por exemplo.
Sistemas de ventilação artificiais são grandes vilões no consumo de energia, e na verdade nem mesmo temos garantia de que o conforto térmico será alcançado com sucesso.
Então, qual seria uma boa opção?
Por que a ventilação natural pode ser sua escolha
O resfriamento por meio da ventilação natural se tornou uma alternativa bem atraente para aliviar os desafios associados à climatização industrial.
Isso se dá fundamentalmente por possibilitar grandes economias em energia, que ocorre principalmente pela substituição ou diminuição na demanda de uso dos dois grandes vilões da indústria quando o assunto é consumo de energia: os sistemas de climatização (ar-condicionado) e a ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos).
Diante disso, há um crescente interesse na aplicação de ventilação natural na indústria devido às suas vantagens, como a redução de custos; melhoria na qualidade do ar interno de ambientes e o conforto térmico, como serão mencionadas a seguir.
O conforto térmico e a ventilação natural
Ambientes muito quentes ou muito frios podem comprometer o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores na indústria.
Soma-se a isso que é muito comum trabalhadores passarem muito tempo dentro de ambientes fechados, podendo se estender a oito horas ou mais.
Dessa forma, criar um ambiente agradável termicamente e com uma boa qualidade do ar, nos revela que a climatização industrial é de fato muito importante para que os funcionários possam exercer suas funções de maneira saudável e eficaz.
Com a ventilação natural pode-se alcançar uma taxa de satisfação elevada, pois ela contribui para a otimização de diversos fatores que influenciam na qualidade de um ambiente fechado, como:
- Temperatura do ar;
- Renovação do ar;
- Umidade relativa do ar;
- Temperatura de superfícies internas.
Ventilação natural e a economia de energia na climatização industrial
De fato, o conforto térmico tem seu papel chave nos galpões industriais, contudo, esse não é o único desafio quando o assunto é climatização industrial, para que tenhamos colaboradores desempenhando suas atividades com alto aproveitamento, ao mesmo tempo em que haja baixo consumo de energia.
O contexto atual, revela que diversas edificações estão tendo o cuidado em projetos com foco na sustentabilidade, o que inclui o uso da ventilação natural como alternativa para substituir os sistemas de ar-condicionado.
Para ilustrar algumas destas soluções e projetos, principalmente em edificações com grandes fachadas envidraçadas, é interessante se ter aliados como brises para limitar a incidência da luz solar, ou em galpões industriais, lanternins e venezianas.
Lanternins e venezianas industriais para climatização industrial
A solução mais recorrente em edifícios industriais para a ventilação natural, incluindo conforto térmico e economia em energia, é possibilitar a circulação de ar constante e natural no interior do galpão industrial.
O Grupo MB oferece soluções com este princípio, como as venezianas industriais – que além de criarem a entrada de ar, também favorecem a iluminação natural.
Outra solução do Grupo MB é o lanternim, que consiste em uma estrutura instalada nos telhados industriais, sobreposta à cumeeira (o ponto mais alto) dos edifícios, e possui aberturas em sua parte superior que permitem a ventilação e ao mesmo tempo entrada da luz natural no ambiente interno.
Os lanternins podem ser utilizados em conjunto com as venezianas para criar um sistema de circulação de ar constante e mais eficiente.
Entre em contato conosco e saiba como a climatização industrial pode ser proporcionada com muito mais economia de energia e sustentabilidade.