Segundo o Green Building Council, o Brasil se encontra entre os 5 primeiros países no ranking mundial de construções sustentáveis.
A preocupação e os cuidados com meio ambiente na hora de construir têm mobilizado cada vez mais as empresas do ramo da construção civil e indústrias dos mais variados segmentos.
A sustentabilidade passou a ser vista pelas empresas e indústrias como um fator que vai muito além de agregar valor à sua marca, se tornando um fator determinante para a manutenção da sua competitividade no mercado.
Mas você saberia identificar uma construção sustentável?
O conceito de sustentabilidade na construção civil se refere a edificações que adotam um conjunto de práticas que priorizam o aproveitamento dos recursos naturais, dando origem a prédios e galpões que sejam capazes de gerar energia própria e tenham foco na eficiência energética.
As principais metas de uma construção industrial sustentável são preservar o meio ambiente, promover o conforto térmico com o menor consumo de energia e melhorar a qualidade de vida de quem irá trabalhar em seu interior.
Como garantir a sustentabilidade na construção civil
A construção de uma edificação sustentável tem início no seu planejamento, com a opção por materiais duráveis, menos agressivos e cuja obtenção tenha o menor impacto ambiental possível.
Também é preciso garantir que os fornecedores estejam alinhados às práticas sustentáveis e que os materiais adquiridos tenham procedência ambientalmente segura, especialmente quando se tratar de madeira.
Relacionado: Arquitetura bioclimática em projetos industriais
Materiais utilizados em construções sustentáveis
É de suma importância observar e analisar a qualidade e a procedência dos materiais que serão utilizados nas construções.
A chamada Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é uma análise que avalia os potenciais impactos ambientais ao longo da vida de um produto, desde a produção da matéria-prima até o descarte final, incluindo transporte, produção, distribuição e utilização.
Edificações ambientalmente corretas procuram fazer uso de técnicas e materiais que garantam melhor aproveitamento de recursos da natureza e promovam maior eficiência energética.
É comum o aproveitamento de materiais reciclados, como tijolos, madeira e outros entulhos resultantes de demolições, que podem ser utilizados na construção ou ainda reciclados e transformados em outros materiais.
Relacionado: Reciclagem de resíduos: mais sustentabilidade na construção civil
Aproveitamento dos recursos naturais
Fazer uso de recursos disponíveis gratuitamente na natureza é uma forma inteligente e sustentável de promover a economia em uma obra de construção civil.
Planejar essa obra de forma que a futura edificação siga aproveitando da melhor forma esses recursos naturais é o que impulsiona sua sustentabilidade ao longo de toda sua vida útil.
O aproveitamento da ventilação natural tem papel de destaque em construções sustentáveis, pois promove o conforto térmico dos ambientes a baixo custo, sem a necessidade de investimento em sistemas de ar condicionado e seus respectivos gastos com energia.
Da mesma forma, a luz solar pode ser aproveitada para a iluminação natural dos ambientes e geração de energia.
Relacionado: Domus de ventilação e iluminação
Minimizar desperdícios
Durante a construção, é preciso adotar alguns cuidados para evitar o desperdício de materiais, visando o reaproveitamento máximo.
Além da preocupação ambiental, essa prática ainda impulsiona os ganhos econômicos para o dono do empreendimento.
Após a finalização da obra, deve-se observar os cuidados necessários à destinação dos resíduos da construção.
Sempre que possível, o reaproveitamento e a reciclagem devem ser aplicados.
Economia e eficiência
A adoção de políticas sustentáveis propicia às empresas inovação em seus processos e a otimização de seus recursos, como energia, água, tempo e, até mesmo, colaboradores.
Dessa forma, além de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, a empresa que investe em sustentabilidade obtém retornos financeiros significativos.
Relacionado: Como saber se a sua empresa está economizando energia?
Conheça as soluções do Grupo MB
O Grupo MB dispõe de diversos produtos e serviços especializados para auxiliar a sua empresa na implementação e promoção da sustentabilidade.
As venezianas industriais promovem a circulação contínua do ar ambiente, assim como os lanternins, que agem como um eficiente exaustor capaz de dispensar gases e poluentes, evitando sua concentração no ambiente de trabalho.
Já os domus são sistemas que promovem a iluminação natural, sendo uma solução ainda mais sustentável do que a iluminação em LED.
Além de possibilitar o consumo zero de energia durante o dia, eles trazem benefícios para o bem estar físico e a saúde dos trabalhadores, que ganham exposição solar durante a jornada de trabalho e renovação do ar nos ambientes internos.
Entre em contato com a nossa equipe especializada e solicite um orçamento personalizado para sua empresa.