ARTIGOS

15

novembro

Arquitetura bioclimática em projetos industriais

 

Nas últimas décadas, os profissionais de engenharia civil ampliaram seus esforços para introduzir o conceito de construção sustentável no país. Um dos exemplos é a arquitetura bioclimática.

Afinal, o ramo da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais, sendo responsável por cerca de 25% do total de resíduos industriais no Brasil. 

Portanto, para amenizar os prejuízos causados ao meio ambiente, a arquitetura bioclimática se apresenta como uma importante opção, com a proposta de utilizar recursos naturais para fornecer conforto em todas as estações do ano.

 

O que é arquitetura bioclimática?

Trata-se de uma técnica que visa o melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, resultando em construções mais eficientes e com menor impacto ambiental.

Por ser um país de dimensões continentais, cada região do Brasil demanda técnicas diferenciadas para garantir conforto e economia.

Dessa forma, a arquitetura bioclimática está diretamente associada à concepção dos projetos arquitetônicos, levando em consideração justamente os condicionantes locais de onde cada edificação será construída.

 

Como a arquitetura bioclimática funciona?

Essa técnica segue os princípios básicos de criação de espaços com eficiência energética, ambiente saudável e considerando o ciclo de vida dos projetos.

Seu principal objetivo é projetar empreendimentos em locais de baixas temperaturas, que possam ser construídos de modo que absorvam de maneira eficaz o calor do sol ou, no caso de países tropicais como o Brasil, de forma que minimize a absorção de calor e amplifique as ações dos ventos.

 

+Você já leu esses?

 

Quais os benefícios da arquitetura bioclimática?

A arquitetura bioclimática une conceitos de economia, qualidade e sustentabilidade. Entre os benefícios proporcionados, estão:

Diminuição dos gastos com energia

Utilizando recursos disponíveis gratuitamente na natureza, é possível projetar edificações ambientalmente corretas, que terão seus gastos com energia elétrica consideravelmente diminuídos, desde a sua construção.

Preservação do meio ambiente

Com o foco na sustentabilidade dos projetos, a arquitetura bioclimática ajuda a controlar e mitigar os impactos gerados, contribuindo para a preservação do ambiente.

Isolamento térmico

Garante a proteção das edificações contra as altas temperaturas no verão e a manutenção da temperatura interna no inverno.

 

 

Como aplicar a arquitetura bioclimática em projetos industriais?

A arquitetura bioclimática industrial é um instrumento indispensável para a preservação do meio ambiente.

Ela compõe o programa de diretrizes de um projeto industrial com foco em eficiência térmica, que reflete em menor custo de manutenção, ao mesmo tempo em que impulsiona a produtividade e aumenta o nível de conforto aos usuários.

Entre as opções disponíveis para a indústria, estão:

Iluminação natural: A utilização de iluminação natural é um fator imprescindível em projetos de arquitetura bioclimática, pois diminui a necessidade de iluminação artificial. Isso resulta na diminuição do consumo de energia elétrica e dos futuros gastos com a conta de luz.

O Grupo MB oferece uma linha de soluções voltadas para iluminação natural. Os Domus e Venezianas Industriais do Grupo MB proporcionam um ambiente iluminado com maior economia de energia. Saiba mais a respeito neste artigo sobre iluminação natural na indústria.

 

informações técnicas de iluminação e ventilação natural. Domus, venezianas industriais e laternins

 

 

+Leia: 10 formas de economizar energia na empresa

 

Aquecimento/Resfriamento natural dos ambientes: A ventilação natural é outro fator importante a ser considerado, pois é responsável por promover a renovação do ar ambiente, refrescar os locais e remover a umidade.

Para um melhor aproveitamento da ventilação natural, a arquitetura bioclimática propõe a realização de um estudo das massas de ar locais, incluindo os movimentos constantes, as intensidades e as respectivas direções. Dessa forma, pode-se elaborar uma estratégia de resfriamento dos ambientes internos.

A instalação de soluções específicas para ventilação natural, como os lanternins oferecidos pelo Grupo MB, reduz a necessidade da utilização de aparelhos de ar condicionado, proporcionando um ambiente interno mais agradável. Assim, promove-se melhorias significativas no ambiente, possibilitando uma ventilação eficaz e econômica.

 

 

Leia o artigo do Grupo MB sobre as 10 vantagens da ventilação natural para a construção civil.

 

Mais consciência ambiental: Essas iniciativas sustentáveis estão se tornando cada vez mais frequentes, tendendo a ditar as normas da construção civil nos próximos anos.

Produtos ecologicamente corretos, inovadores e mais eficientes surgem com muita força no mercado, ajudando a alinhar eficiência ambiental, conforto para usuários e economia.

Entre em contato com a equipe do Grupo MB e conheça mais sobre as soluções oferecidas para tornar sua obra sustentável.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.