ARTIGOS

uso da iluminação natural em complexos industrais

12

abril

Grandes complexos industriais podem se beneficiar com a iluminação natural?

 

De centros de manufatura até grandes atacadistas, os complexos industriais dos mais variados tipos podem se beneficiar imensamente pela iluminação com luz natural.

A transição do sistema de iluminação artificial convencional por um que seja combinado à iluminação natural permite que grandes complexos industriais reduzam custos, ou seja, melhorem a eficiência energética e estimulem a produtividade.

Tais benefícios podem parecer de difícil credibilidade, mas são perfeitamente possíveis de se obter.

Aliás um adendo: muitos sistemas baseados em iluminação solar são projetados objetivando a sua fácil instalação em ambientes industriais – inclusive em grande escala – mesmo em construções originalmente projetadas para operarem majoritariamente com iluminação artificial. Para saber mais sobre isso, confira o artigo Retrofit para a Indústria: renovar para gastar menos.

Segue mais sobre os quatro benefícios pilares dos grandes centros industriais, como as plantas de manufatura, centros atacadistas, centros de distribuição e outros.

 

  1. Economia de custos: Baixo gasto de energia em grandes complexos

Possivelmente o maior dos argumentos em defesa da iluminação natural, é sua habilidade de reduzir o custo de operação da instalação industrial.

A iluminação artificial está longe de ser a opção mais eficiente em custo. E utilizar um sistema de iluminação deste tipo durante uma jornada diária de trabalho pode custar milhares de reais – até mesmo dezenas de milhares – isto em uma escala mensal.

A implementação do sistema de iluminação natural não é gratuita, mas podem ter custos bem razoáveis em seu projeto e instalação.

Em pouco tempo o sistema provê economia de energia expressiva nas plantas de manufatura, centros atacadistas, e outros prédios industriais, através de uma grande economia de consumo energético, ao reduzir a dependência em iluminação artificial.

 

benefícios da iluminação natural em grandes complexos industriais

 

Mesmo que um sistema híbrido esteja em uso, a redução da demanda de energia elétrica irá resultar em uma economia significativa de custos com energia a curto e médio prazo.

Falamos mais sobre o retorno do investimento em sistemas de iluminação natural neste artigo: ROI e Payback: Calcule o Retorno ao Investir em Economia de Energia Elétrica.

 

  1. Eficiência energética: Uma alternativa conectada à sustentabilidade

Ao se instalar um sistema de iluminação solar, o empreendimento industrial pode desfrutar imediatamente de nova categoria ecologicamente correta.

A redução do consumo energético de um prédio já possui em sua natureza um grande foco na diminuição de emissões de carbono à atmosfera.

Sabendo também da elevada eficiência dos sistemas de iluminação natural, esta pode ser uma alternativa bem orgânica para transformar um ambiente altamente dependente de energia elétrica para uma empresa mais ambientalmente responsável.

+ Leia Mais: Como minha empresa pode ser sustentável? (E por que isso importa)

Além disso, grandes galpões, como centros atacadistas e plantas de manufaturas, podem aproveitar de forma bem eficiente da iluminação natural exatamente por sua disposição estrutural: estas construções geralmente têm poucos obstáculos internos que bloqueiem a entrada de luz solar, o que normalmente é uma preocupação em ambientes de residência e escritórios.

 

  1. Produtividade real: Uma equipe mais motivada e produtiva

Pode parecer meio difícil de acreditar, mas a luz natural pode ter um impacto muito positivo na produtividade de toda a equipe do empreendimento industrial.

iluminação natural na indústria oferece maior produtividade

Já observou-se em diversos estudos científicos, que a luz natural é capaz de aumentar a concentração e perceptibilidade, inclusive nos estudos realizados pela pesquisadora suíça Mirjam Münch.

A partir da regularização do relógio biológico, a exposição à luz natural acaba por melhorar:

  1. o humor;
  2. a vigília;
  3. o metabolismo;
  4. o sistema imunológico.

O impacto da iluminação natural no bem estar vai além do fisiológico: estudos e pesquisas independentes mostram que ela reduz os efeitos da depressão e a relacionam com um maior grau de satisfação com o ambiente.

Ambientes iluminados artificialmente tem a tendência de ser menos produtivos do que aqueles que possuem iluminação natural.

  1. As pessoas tendem a se cansar mais rapidamente (mais cedo);
  2. O controle de qualidade também pode ser afetado de forma negativa, devido ao reduzido grau de perspicácia e da pouca visibilidade proporcionada pelo ambiente de trabalho.

Assim como a redução de custos associados à eletricidade, a mudança para o uso de iluminação natural é um ótimo caminho para aumentar a produtividade. A produtividade é um fator crucial para as bases de um negócio, e criar um ambiente mais produtivo através do emprego da luz natural é uma ótima maneira de se melhorar a performance de toda a equipe de trabalho.

Se deseja saber mais sobre a relação entre produtividade e iluminação natural em ambientes industriais, escrevemos um artigo inteiro sobre isso: Produtividade e Iluminação no ambiente de trabalho: Qual a relação?

 

Compromisso total com as regulamentações do complexo industrial

Vários agentes reguladores já aplicam padrões mais estritos em termos de eficiência energética e sistemas de iluminação para complexos comerciais e industriais. A tendência indica que a onda de aumentos regulatórios no campo de eficiência energética estão em progressivo crescimento pelo mundo.

Quer saber mais, incluindo o que tratam as normas e a legislação brasileira? Leia: Projeto luminotécnico industrial com iluminação natural: como adequar às normas vigentes.

Fazer uma construção com maior eficiência energética:

  • Ajuda a garantir que o empreendimento já estará de acordo com regras de restrição vigentes;
  • Pode evitar o retrabalho de ter que fazer toda a adequação às regras eventuais que possam surgir no futuro;
  • Pode atender desde objetivos como LEED (certificação para “edifícios verdes”) até prédios autossuficientes, onde a transição para o uso de iluminação natural pode facilitar muito o empreendimento para que os requisitos de governos locais e agências regulatórias sejam satisfeitos em termos de regulamentos energéticos.

+ Leia Mais: Certificação LEED – Sua Empresa Comprometida Com a Sustentabilidade

Além de tudo, ser energeticamente eficiente e ecologicamente amigável é um ponto de orgulho para o empreendimento.

Este tipo de melhor não objetiva somente a adequação regulatória exigida, mas também promover um melhor ambiente de trabalho, aumentar a produtividade, e tornar parte da comunidade de empreendimentos ambientalmente consciente e ativa.

Com 16 anos de experiência na implementação de soluções inteligentes em iluminação e ventilação para grandes empresas e para a indústria, o Grupo MB tem as condições para trazer qualquer empreendimento a um novo nível de sustentabilidade e eficiência energética. Baixa nosso catálogo de soluções e entre em contato pelo formulário abaixo.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.