Embora seja um insumo estratégico para a economia, a energia elétrica representa um dos maiores custos tanto da indústria como do varejo. Graças à competição acirrada no setor varejista, supermercados pouco eficientes tendem a dar prejuízo ou simplesmente fechar.
Além disso, é também cada vez maior a pressão e necessidade de se adotar modelos de consumo de energia mais sustentáveis e condizentes com a agenda da economia de baixo carbono. Combinar luz natural e luz artificial, por exemplo, é um jeito inteligente de buscar a eficiência energética e otimizar o caixa da indústria.
Reduzir custos com energia elétrica e aumentar a eficiência dos estabelecimentos comerciais é uma das principais estratégias para se tornar mais competitivo e, ao mesmo tempo, mais sustentável.
Por isso, neste post, vamos entender porque a energia elétrica tem um papel tão importante na estrutura de custos dos supermercados e como esse problema tem sido enfrentado. Muitas soluções disponíveis no mercado podem promover um salto de competitividade em estabelecimentos pouco eficientes. Continue a leitura e entenda melhor essa relação!
O problema do consumo de energia elétrica
O custo da energia elétrica no Brasil, como atestado em levantamento da Firjan, é o sexto mais caro do mundo. Além de impactar diretamente a conta que os supermercados recebem todo o mês, a energia salgada também influencia de forma indireta os custos com logística e aquisições de equipamentos mais econômicos.
No setor de supermercados, por exemplo, a tarifa de energia passou a representar a segunda maior despesa em 2015, ficando atrás apenas dos gastos com folha de pagamentos. Esse dado, evidenciado em pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), dialoga com uma necessidade que já se tornou urgente em todos os nichos do varejo: a busca pela eficiência energética e o investimento em soluções sustentáveis.
Normalmente, os maiores vilões do consumo energético nos supermercados são os sistemas de refrigeração e os aparelhos climatizadores. A iluminação artificial também representa parte significativa nos custos com energia, os quais poderiam sofrer uma enorme queda caso o projeto de iluminação combinasse luz natural e luz artificial no ambiente.
As soluções para o problema
Vamos então às alternativas que auxiliam na redução de custos com energia elétrica na indústria combinando uso de luz natural e luz artificial e outros elementos.
Manutenções periódicas e gases sustentáveis para a refrigeração
Os fluidos utilizados nos refrigeradores são fundamentais para manter os alimentos em temperatura adequada 100% do tempo. Contudo, alguns problemas comuns – como vazamentos e instalações incorretas – comprometem a eficácia desses gases, acarretando em maior consumo energético. Portanto, é necessário manter o cronograma de manutenções sempre em dia.
Além disso, outra medida eficaz em termos de sustentabilidade é a substituição de fluidos tradicionais, como R22 e R404A por CO2, que é mais eficiente e menos agressivo ao meio ambiente.
Sistemas de recuperação de calor
Sistemas de recuperação de calor aproveitam o calor gerado pelos equipamentos do supermercado para atender a outras demandas, como aquecimento de água, por exemplo. Ou seja, essa energia que antes era simplesmente desperdiçada passa a ter uma destinação útil, diminuindo o consumo global de eletricidade.
Luminárias de LED
A substituição de luminárias convencionais por luminárias de LED já se tornou uma medida corriqueira não só na indústria e no comércio, mas também nos projetos de supermercados. Essas lâmpadas combinam máxima eficiência com o mínimo de consumo, sendo, portanto, a principal escolha quando o assunto é economia de energia. A necessidade de trocas também diminui devido à extensa vida útil dos LEDs.
Iluminação e ventilação natural
Os sistemas de iluminação e ventilação natural merecem um papel de destaque nesse cenário de otimização econômica de energia nos supermercados e galpões industriais. Além de contribuírem para que a empresa atinja eficiência energética, as soluções de iluminação e ventilação natural trazem mais conforto e bem-estar para o local de trabalho, o que influencia diretamente na produtividade dos colaboradores.
Afinal, a entrada de luz natural na medida certa e a constante renovação do ar no ambiente deixam o recinto muito mais confortável visual e termicamente. Isso favorece o desempenho das funções e, ao mesmo tempo, proporciona uma experiência de compra mais agradável para os clientes do supermercado. Mas vale lembrar que indústrias e comércios de demais segmentos também podem tirar máximo proveito dessas soluções.
A mescla de luz natural e luz artificial para projetos sustentáveis
Os domus de iluminação natural são soluções campeãs da sustentabilidade, utilizadas tanto em obras novas quanto em projetos de retrofit industrial. Eles podem ser instalados em qualquer tipo de cobertura e apresentam custo zero de manutenção, com necessidade somente de uma limpeza anual. O objetivo é permitir a entrada estratégica da luz solar no ambiente, isto é, sem incidir diretamente sobre as pessoas e equipamentos.
A eficiência luminosa é altíssima, chegando a iluminar até 8 vezes mais do que uma janela ou entrada de luz com abertura equivalente, o que permite manter as lâmpadas artificiais desligadas durante boa parte do expediente. Por isso, a mescla de luz natural e luz artificial é uma excelente alternativa para reduzir custos com energia elétrica em supermercados, além de proporcionar um local de trabalho mais agradável.
Existe ainda a opção de instalar os domus em conjunto com um sistema complementar para ventilação natural. O LanterDomus do Grupo MB, por exemplo, cumpre com maestria essas duas funções, dispensando não só o uso das lâmpadas artificiais, mas também dos aparelhos climatizadores, que são grandes vilões na fatura de eletricidade.
A seguir, resumimos os principais benefícios que o investimento em soluções sustentáveis traz para a indústria:
- Maior produtividade e satisfação dos colaboradores: a relação entre qualidade de vida no trabalho e produtividade dos colaboradores é direta. Um ambiente agradável estimula o máximo rendimento e aumenta a lucratividade.
- Valorização de marca e investimentos: empresas sustentáveis são mais bem vistas no mercado, o que contribui para consolidar uma imagem positiva da marca. Além disso, atraem facilmente os investidores.
- Acesso a incentivos e subsídios governamentais: subsídios e incentivos governamentais vêm sendo cada vez mais direcionados para empresas que adotam tecnologias limpas e sustentáveis.
- Menor turnover e atração de novos talentos: empresas com clima corporativo saudável e que adotam uma cultura sustentável têm baixo turnover e atraem os melhores profissionais do mercado.
Resultados práticos das soluções de iluminação e ventilação natural
Um exemplo de caso de uso das soluções de luz natural e luz artificial combinadas é o deste Atacado, onde a iluminação interna passou a ser 6 vezes maior após a instalação do Domus Prismáticos, mesclando ambas as formas de iluminação no mesmo projeto. Outros exemplos de sucesso no ramo de supermercados para você se inspirar são:
- Supermercado Koch
- Hipermais Atacado;
- Supermecado Bavaresco.
O retorno do investimento acontece em apenas 2 anos, tempo suficiente para sua empresa se posicionar no mercado enquanto marca sustentável e que valoriza a qualidade de vida dos funcionários.
Se você também está em busca de produtividade e economia na sua indústria, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso. Responderemos o mais breve possível!