ARTIGOS

Domus Prismático

8

fevereiro

Domus prismático: saiba como aumentar a eficiência da iluminação na sua fábrica

 

Leve, transparente e muito durável. O domus prismático se destaca no mercado das soluções de iluminação natural porque, além de aumentar a eficiência da luminosidade, possui um acabamento estético impecável. Os resultados da instalação surgem de imediato, a exemplo da melhoria na qualidade de vida no local de trabalho e da redução na fatura de energia elétrica ao fim do mês.

Para você ter uma ideia da alta performance do domus prismático, considere que, devido à sua composição, essa solução é capaz de iluminar até oito vezes mais do que uma janela ou entrada de luz de abertura equivalente

Portanto, o retorno sobre o investimento é garantido, desde que você conte com um fornecedor especializado e que realmente preze pela sustentabilidade industrial. Continue a leitura e veja onde encontrar os melhores domus para o seu projeto!

 

Domus prismático, sustentabilidade e qualidade de vida no trabalho: entenda a relação

 

É praticamente impossível falar em qualidade de vida no trabalho sem falar de construções sustentáveis. Explicamos: a sustentabilidade é um dos grandes pilares para o bem-estar, a saúde e o conforto dos colaboradores numa indústria. Além disso, as instalações sustentáveis resultam na otimização dos recursos financeiros da empresa, impulsionando o atingimento dos melhores resultados com os menores impactos possíveis.

Isso vale tanto para os cofres da instituição quanto para o meio-ambiente. O consumo consciente de energia elétrica, por exemplo, é uma medida sustentável de enorme importância para que nossos ecossistemas se mantenham estáveis.

Nesse sentido, os domus de iluminação natural são soluções ecologicamente corretas porque dispensam o consumo de energia elétrica durante boa parte do expediente. A elevada taxa de reflexão solar, impulsionada pelo policarbonato prismático, garante uma iluminação uniforme e estratégica – isto é, intensa, porém sem risco para os trabalhadores e sem causar danos nos equipamentos.

Em relação à saúde dos funcionários, as próprias normas de Segurança do Trabalho exigem níveis de luminosidade suficientes para promover conforto visual na empresa, tornando o desempenho das funções mais agradável e seguro. 

Outro resultado desse processo é o aumento da produtividade dos colaboradores. Uma vez mais confortáveis, eles terão ótimo rendimento, o que favorece a lucratividade para a empresa.

 

Por que o policarbonato prismático é o melhor material para domus?

 

O policarbonato prismático é um material de qualidade muito superior a outras matérias-primas comumente utilizadas na fabricação de domus de iluminação natural. A fibra de vidro, por exemplo, apesar de ser bastante resistente, é inflamável e deixa a desejar na passagem da luz solar. Outro ponto negativo é que a fibra de vidro tende a amarelar com o passar do tempo, o que compromete a estética da solução.

O PVC também é um material bem conhecido no ramo, sobretudo por ser uma opção mais barata. No entanto, esse custo mais baixo tem relação direta com a durabilidade do produto e, consequentemente, com o aumento da necessidade de manutenções. 

Ou seja, como diz o ditado, é o famoso “barato que sai caro”. Portanto, custo-benefício deve ser a palavra-chave na hora de escolher domus de iluminação natural para  o seu projeto. Nesse quesito, o policarbonato prismático é campeão.

Resumimos a seguir as principais vantagens do material na fabricação de domus prismático:

 

Garante máxima eficiência da iluminação

Graças ao policarbonato, a taxa de transmissão luminosa do domus prismático é a máxima possível. Do mesmo modo, a refração e difusão da luz ocorrem de forma ideal para garantir o conforto dos colaboradores, sem incidir diretamente sobre eles ou sobre os equipamentos, o que poderia estragar o maquinário. Sem falar que a iluminação uniforme proporcionada pelo material dispensa o uso de lâmpadas por longas horas de trabalho, o que promove economia de energia na indústria.

 

Oferece proteção contra os raios UV

Além da difusão estratégica da luz solar, outro diferencial do domus prismático é a capacidade de bloquear até 98% dos raios ultravioleta, preservando assim a saúde dos colaboradores. O PVC, que citamos anteriormente, é pouco eficaz nesse quesito, o que significa que, embora o investimento seja menor, a salubridade do local de trabalho poderá ficar comprometida caso seja feita a opção por ele.

 

Possui excelente acabamento estético

O domus prismático é leve e resistente ao mesmo tempo, o que facilita a instalação e poupa o gestor do prejuízo com manutenções frequentes. A transparência do material são importantes também do ponto de vista estético, sendo possível fazer o acabamento na mesma cor das telhas para reforçar a identidade visual da empresa.

 

Como escolher o melhor fornecedor de domus prismático?

 

A qualidade dos materiais, a prontidão no atendimento e a experiência do fornecedor no ramo são os principais critérios que você deve observar na hora de adquirir os domus. 

O Grupo MB é referência no segmento de iluminação e ventilação natural há mais de 15 anos, contribuindo para que indústrias de diversos segmentos se tornem mais modernas e sustentáveis. Confira alguns cases de sucesso da empresa na instalação de domus prismático.

Os Domus Prismáticos Linealight do Grupo MB são soluções de alta performance e que se adaptam facilmente a qualquer tipo de telha. A empresa oferece 10 anos de garantia para o policarbonato prismático e 5 anos de garantia para os demais componentes do sistema. 

Tanto é que, após a instalação dos Domus do Grupo MB, a Mueller Fogões, de Timbó (SC), passou a manter sua linha de produção na ativa das 8:30 até às 17h sem a necessidade de acender as luzes artificiais, o que pode resultar em uma economia de até R$ 5.300,00 mensais. Em outro case, o Atacadão do Grupo Carrefour, em Itajaí (SC), a iluminação interna passou a ser mais de 6 vezes maior após a instalação do Domus prismático do Grupo MB.

Isso mostra como o retorno sobre o investimento é certeiro. Se você tem interesse na solução, entre em contato conosco e faça parte dos nossos cases de sucesso!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.