ARTIGOS

Nova tecnologia com luz natural e led.

9

outubro

Luz natural e LED: qual a melhor iluminação para a indústria?

 

A luz natural irradia uma perfeita combinação de cores, entretanto a intensidade e alcance de iluminação que recebemos são difíceis de serem reproduzidas em um ambiente artificial. A luz natural não somente afeta nossa rotina no decorrer do dia (e da noite), mas também nosso nível de vitamina D, além de contribuir para nossa saúde e diversos outros benefícios.

Além de tudo, a luz do dia inibe a produção de melatonina, o que influencia para que fiquemos cansados quando o dia vai escurecendo. Por outro lado, o cortisol faz o oposto e nos estimula a ficarmos alertas e focados.

No caso de pessoas que não se expõem a níveis satisfatórios de luz solar durante a jornada de trabalho (expostos à luz artificial), ambas as substâncias ficam presentes no corpo nos horários errados, e neste caso as consequências são:

  • Dores de cabeça
  • Sono desordenado
  • Até depressão

Vamos então falar um pouco sobre a fonte de luz artificial e fazer algumas comparações em relação à fonte de luz natural.

 

Um pouco sobre a luz artificial

 

A luz artificial é uma fonte luminosa transformada e gerada a partir de uma fonte de energia, e apesar de não pararmos para pensar muito nisso, grande parte de nossas tarefas do cotidiano poderiam ser diretamente afetadas se não tivéssemos uma fonte de luz alternativa à natural. Em contrapartida, a luz artificial não possui um amplo espectro de cores ou comprimentos de onda como a luz natural; e portanto não é tão benéfica quanto.


Gráfico exibindo indicadores de luz natural e lead.

Explicando isso melhor, o espectro da luz natural é completo e dinâmico. Um espectro completo significa que o feixe de luz contém todas as cores do arco-íris, enquanto que dinâmico significa que a intensidade e combinação de cores muda de acordo com a hora do dia.

Podemos ilustrar estes ciclos de luz natural pensando em variações que passam  desde dias claros com elevado tom de azul durante o dia, até iluminação mais suave com um elevado teor de vermelho no entardecer.

O intenso brilho do azul-vivo (durante a manhã e tarde) nos estimula a ficar acordados e alertas, enquanto que o tom mais avermelhado de luz (comuns aos fins de tarde) nos informa que é hora de relaxar e de se preparar para dormir. E por isto o uso combinado de iluminação artificial, com sistemas mais modernos e econômicos, utilizando lâmpadas de LED, mostra-se uma ideia vantajosa em empresas e na indústria.

 

A tecnologia LED é capaz de substituir a luz natural?

 

A luz artificial pode ser utilizada de forma segura desde que a intensidade e a cor/espectro seja apropriada para a hora do dia, o que reflete a razão do surgimento de novas tecnologias que imitam ciclos de cor e intensidade da luz natural.
Por essa razão é muito importante ter a luz certa no ambiente de trabalho, para que estimule o estado alerta e não o relaxamento e sonolência.

A iluminação ideal pode ser obtida tanto pelo material correto nos sistemas de luz natural quanto pelo espectro de temperatura de cor correta nos sistemas artificiais de iluminação. Para saber mais sobre a cor mais adequada para a iluminação da empresa leia: Luz branca ou amarela – o impacto no ambiente de trabalho.

 

Engenheiro levando projetos pela empresa.

 

Sobre as lâmpadas de LED, já é bem sabido que esta tecnologia tem um tempo de vida útil superior ao de outros tipos, e consome bem menos se comparadas com a luz incandescente – por vezes até 90% menosAinda que os bulbos de LED possuam grandes vantagens em termos de variedade de níveis luminosos, incluindo variações durante o dia, diversos estudos têm mostrado que a luz natural oferece ainda mais benefícios em questão de contribuir para o bom humor e produtividade diante dos colaboradores.

Sistemas de iluminação com cores de temperatura variando de 5200K – 6400K são as mais próximas à luz natural solar. Não há um sistema de luz artificial que substitua 100% da luz natural, ou seja, simples lâmpadas de teto ou bulbos convencionais não são capazes de reproduzir os efeitos dos sol em nenhum cenário. O uso de luz natural tem ainda a vantagem de não consumir um watt sequer para a iluminação do ambiente.

Entretanto, está sendo provado que alguns tipos de luz LED podem ter impacto positivo no humor e saúde das pessoas. A luz diurna branca (>5.300K) por exemplo, tem um elevado conteúdo de azul que pode dar suporte e estímulo à uma boa performance dos funcionários, o que justificaria seu uso em especial para fábricas e escritórios. O lado negativo fica ainda por conta do preço, várias vezes maior do que o de lâmpadas convencionais, mas o balanço ainda é muito favorável à utilização deste tipo de equipamento, dado seu baixíssimo consumo.

Banner fazendo chamada para material rico,

 

Contudo, para nosso organismo, há outro fator de crucial importância para a saúde e o bem estar presente na luz natural. A maioria das luzes LED não contém radiação ultravioleta e infravermelha. Embora o excesso dessas radiações seja nocivo, ainda é importante receber certas doses especialmente de UV. Sistemas de iluminação natural que utilize materiais adequados, como por exemplo o policarbonato prismático,  permitem proteção contra esses excessos.

 

Luz natural ou artificial a LED: qual a melhor solução para fábricas e galpões?

 

Usar ambos!

A combinação entre os benefícios da luz natural e de sistemas artificiais de iluminação, especialmente os de LED, permite aproveitar somente os benefícios dessas duas soluções: assegura-se bem estar, humor e saúde aos colaboradores com economia total de energia – que são benefícios da iluminação natural, com o controle das tonalidades de luz mais adequadas ao trabalho e à produtividade e consumo eficiente quando o uso de luz artificial se faz necessário – vantagens de sistemas de iluminação artificial a LED.

De acordo com estudos publicados em “Lighting Research & Technology and Energy and Buildings”, espaços que possuem controles sensíveis a luz natural podem reduzir o consumo de energia com iluminação elétrica em 20-60 por cento quando utilizada de forma correta, um forte estímulo para trazer este bem para dentro dos escritórios, fábricas, galpões e depósitos.

 

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.