ARTIGOS

circulação de fluidos

12

novembro

Como avaliar circulação de fluidos desde o início do seu projeto estrutural industrial

 

Para um projeto de ventilação natural bem-sucedido não basta escolher materiais de primeira qualidade e de boa procedência. Antes da compra, é preciso dar atenção especial à circulação de fluidos na edificação, visando compreender todas as particularidades que influenciam no comportamento do ar naquele ambiente.

Somente assim será possível dimensionar um projeto de alta performance e com custo-benefício garantido. Afinal, se você está investindo em lanternins ou venezianas industriais para ventilação natural, é porque pretende aliar conforto térmico à redução de custos na fábrica, certo?

Então, ter retrabalho em função de instalações mal executadas deve estar fora de cogitação. Neste artigo, explicamos a importância de avaliar a circulação de fluidos desde o início do projeto e como otimizar essa tarefa com o auxílio da Engenharia Computacional. Confira!

 

Por que é importante avaliar a circulação do ar antes de começar a instalação?

 

A eficiência de um projeto de ventilação natural depende da análise de uma série de aspectos que interferem na circulação de fluidos em um galpão industrial. Alguns desses fatores são o posicionamento da edificação em relação ao vento e ao sol, a localização e tamanho das aberturas para passagem do ar,  a quantidade de calor no ambiente e as características meteorológicas do local.

O funcionamento de um lanternim industrial, por exemplo, se baseia nas diferenças de temperatura e densidade do ar o ambiente, o que resulta nos efeitos Venturi e chaminé. As trocas térmicas existentes entre o ar novo e natural insuflado no ambiente, e o ar contaminado existente, é o que faz com que o ar suba e saia da edificação, resultando no efeito chaminé.

O cálculo de renovação desse ar é outro fator que influencia no projeto, permitindo que a solução seja capaz de suprir a quantidade ideal de renovações por hora para manter os níveis de salubridade no recinto.

As venezianas industriais também são soluções bastante procuradas para trazer conforto térmico e reduzir despesas com ventilação forçada. Elas permitem que o ar seja insuflado no interior da fábrica, circule e garanta a renovação necessária para favorecer a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Como sabemos, nos locais em que o ar não circula, o desconforto e a chance de propagação de doenças é muito maior, a exemplo da Covid-19.

Além disso, o conforto térmico e a salubridade do ar é indispensável do ponto de vista da produtividade das equipes, pois realmente é muito difícil ter bom rendimento em um local quente, abafado e sem troca de ar. Tudo isso vai influenciar nas decisões do seu projeto novo.

São muitos elementos que devem ser levados em consideração, por isso, é tão importante analisar a circulação dos fluidos antes de começar a instalação dos lanternins e venezianas. Assim, você evitará custos extras e investimentos incorretos e conseguirá garantir desde o início as condições ideais de conforto e qualidade do ar no ambiente que vai começar a ser projetado.

 

Como o Grupo MB pode ajudar neste processo?

 

O Grupo MB fabrica, distribui e implementa soluções inteligentes e customizadas   em projetos industriais de iluminação e ventilação natural, nos mais diversos segmentos. Com mais de 16 anos de mercado, o Grupo MB tem como prioridade reduzir o consumo de energia elétrica nas indústrias, prezando também pelo conforto térmico e por mais qualidade de vida no trabalho  .

As soluções do Grupo estão presentes tanto em construções novas quanto nas obras de retrofit industrial, tornando mais modernos e sustentáveis os parques fabris de várias regiões brasileiras. Além disso, o Grupo MB é pioneiro na utilização da Engenharia Computacional aplicada às soluções de ventilação natural, o que garante a excelência dos projetos e valoriza as entregas. Em seguida, explicamos como funciona.

 

Computational Fluid Dynamic (CFD)

 

O CFD (Computational Fluid Dynamic) é uma metodologia da Engenharia Computacional capaz de modelar fluidos, como o ar, no caso dos projetos de ventilação natural. Trata-se de uma calculadora de fluidos que permite compreender com exatidão o comportamento do ar em determinado ambiente, de modo a projetar soluções de máxima eficiência.

Na prática, funciona assim: uma equipe especializada coleta os dados técnicos do galpão industrial e, em seguida, alimenta esses dados no software de modelagem 3D. A solução, então, valida os dados coletados, fazendo os cálculos necessários para uma instalação ideal, dimensionada de acordo com as especificidades técnicas e condições meteorológicas de cada obra.

Quanto mais rigorosa for a coleta dos dados, mais acurado será o resultado CFD e, consequentemente, mais eficiente será seu projeto de ventilação natural. Isso evita prejuízos e agiliza a instalação para que você possa usufruir rapidamente dos benefícios. No entanto, por se tratar de uma metodologia criteriosa, reforçamos que é essencial estar bem assessorado neste percurso, otimizando seu projeto com quem entende do assunto.

Solicite um orçamento sem compromisso e seja você também um case de sucesso do Grupo MB!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.