ARTIGOS

Ventilação industrial natural: invista na renovação do ar e reduza custos ao mesmo tempo

16

novembro

Ventilação industrial natural: invista na renovação do ar e reduza custos ao mesmo tempo

 

Quem está tirando uma obra do papel sabe o quanto é importante pensar no conforto térmico da edificação e, sobretudo, nos recursos que serão consumidos depois que a construção for finalizada. Em se tratando de galpões industriais, esse cuidado deve ser ainda maior. Devido à amplitude, esses espaços demandariam um gasto muito elevado com sistemas de climatização e ventilação forçada.

Nesse sentido, a ventilação industrial natural surge como uma alternativa a custo muito baixo de energia. Sem falar no caráter sustentável das instalações, que valorizam a obra desde o início do projeto. Afinal, unir qualidade do ar, conforto térmico e redução de custos é uma necessidade urgente para empresas de todos os portes e segmentos.

Se você se identifica com esse cenário, continue a leitura e veja por que investir em um sistema de ventilação ecologicamente correto!

 

Ventilação industrial natural vale a pena?

 

Fazer uma obra sustentável é praticamente um pré-requisito da construção civil nos dias de hoje. Felizmente, as pessoas têm se preocupado cada vez mais com a preservação ambiental e com o consumo consciente, de modo a resguardar não só o futuro das próximas gerações, mas também viver um presente com mais saúde e qualidade de vida.

Quando falamos em qualidade de vida, estamos nos referindo também aos locais de trabalho. Até porque, a maioria das pessoas passa a maior parte do dia no ambiente corporativo. Então, aspectos como salubridade, conforto térmico e qualidade do ar devem ser preservados. Tanto é que as normas de Segurança do Trabalho são bastante rígidas nesse sentido.

Um bom sistema de ventilação industrial natural alia todos esses aspectos em uma única solução, favorecendo a constante renovação do ar e também a iluminação do ambiente, de modo que a temperatura interna fique sempre agradável e que dê para dispensar o uso das luzes artificiais durante boa parte do expediente. A seguir, resumimos as vantagens da ventilação natural que justificam o custo-benefício do investimento.

 

Reduz despesas operacionais

 

Os sistemas de climatizador industrial (aparelhos de ar-condicionado) e a ventilação forçada (ventiladores e exaustores mecânicos) são os principais inimigos das faturas de energia elétrica nas empresas. Além disso, pensar em reduzir esses custos já no início de um projeto industrial é bastante estratégico, pois em médio e longo prazo essa economia fará uma enorme diferença nos cofres da empresa.

 

Traz conforto térmico

 

A temperatura do ar e das superfícies internas são as principais condições que regulam o conforto térmico nos ambientes, fator este essencial para o rendimento e o bem-estar dos colaboradores na fábrica. Um bom sistema de ventilação natural permite que o ar se renove constantemente no interior do galpão, mantendo um clima sempre agradável e evitando problemas como cansaço físico, estresse, dores de cabeça e desidratação.

 

Melhora a qualidade do ar

 

A qualidade do ar é outro atributo indispensável nos galpões industriais. Como são ambientes fechados, é preciso garantir que uma taxa de renovação adequada. Caso contrário, aumenta-se o risco de propagação de doenças respiratórias causadas por vírus, fungos ou bactérias. A ventilação natural, além de manter o ambiente confortável termicamente, favorece a renovação constante do ar para que a saúde dos funcionários seja preservada.

 

Torna a fábrica sustentável

 

Como dissemos, a sustentabilidade é hoje um pré-requisito da construção civil, sobretudo em obras industriais, devido à extensão dos parques. As principais vantagens incluem a redução dos custos operacionais a partir das soluções inteligentes, o desenvolvimento da consciência ambiental nos colaboradores e, claro, a valorização da marca no mercado.

 

Quais são as soluções mais indicadas para ventilação industrial natural?

 

Os lanternins e as venezianas industriais são as soluções ideais para um bom projeto de ventilação natural, devido ao custo-benefício e retorno garantido. Os lanternins são instalados no telhado, sobrepostos à cumeeira. Possuem aberturas estratégicas que propiciam a renovação do ar, eliminam poluentes e, ao mesmo tempo, favorecem a entrada de luz natural no ambiente.

As venezianas são soluções de ventilação permanente indicadas para aliar conforto térmico e economia de energia, já que dispensam o uso de ventiladores e ar-condicionado. São fabricadas com material translúcido, o que também favorece a iluminação natural. Lembramos ainda que os lanternins podem ser utilizados em conjunto com as venezianas para criar um sistema de ventilação industrial ainda mais eficiente.

Outra grande vantagem dessas soluções é que são fáceis de instalar e demandam pouca manutenção, desde que você conte com um fornecedor reconhecido no ramo. O Grupo MB é especialista em sistemas de ventilação e iluminação natural para indústrias, fabricando e instalando seus produtos com qualidade e excelência em todo o território nacional.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.