ARTIGOS

controle de temperatura no galpão

18

janeiro

Controle de temperatura no galpão industrial: conheça os possíveis impactos

 

O controle de temperatura no galpão é uma preocupação que diversos setores industriais têm em comum. Na indústria química, alimentícia e no agronegócio, por exemplo, manter níveis adequados de temperatura interna é fundamental para a conservação da matéria-prima. O mesmo vale para a taxa de renovação do ar, de modo a eliminar eventuais partículas tóxicas em suspensão no ambiente.

A manutenção do conforto térmico e da qualidade do ar influencia fortemente também na produtividade dos colaboradores. Afinal, em um local termicamente agradável, o rendimento dos funcionários tende a ser muito maior. Mas como manter a temperatura sob controle em tempo integral e sem estourar o orçamento? Continue a leitura e descubra!

 

A importância do controle de temperatura no galpão

 

O cuidado com a temperatura interna dos galpões industriais está relacionado às normas de Segurança do Trabalho, de modo a garantir um ambiente corporativo salubre e favorável ao desempenho das atividades. Em alguns segmentos da indústria essa questão é ainda mais relevante, já que o controle da temperatura influencia também na gestão da produção. Falaremos mais disso a seguir.

 

Controle de temperatura na indústria química

A linha produtiva na indústria química envolve uma série de componentes que podem ser nocivos ao ser humano. Por isso, os processos de produção e armazenagem devem seguir critérios rigorosos para controle da segurança, sobretudo em relação à circulação do ar e controle de temperatura no galpão.

Substâncias tóxicas como gases e outros resíduos de materiais podem ficar em suspensão no recinto caso a taxa de renovação do ar não esteja adequada. Um local mal ventilado, além de comprometer a armazenagem de determinados produtos, pode expor os funcionários ao risco elevado de contaminação.

 

Controle de temperatura na armazenagem de produtos

Muitos produtos têm suas propriedades alteradas quando submetidos ao calor intenso. Portanto, priorizar o conforto térmico é pré-requisito para a manutenção das matérias-primas e, consequentemente, para a garantia de qualidade do produto final. No agronegócio e na indústria de alimentos, por exemplo, um bom sistema de refrigeração é indispensável para a conservação dos produtos.

Favorecer a circulação do ar e controlar a umidade no local são outros aspectos importantíssimos para evitar que os produtos se contaminem com fungos ou outros microorganismos. Ainda quanto ao conforto térmico, essa condição também é primordial para equilibrar a temperatura interna devido ao uso constante de maquinário que emite calor.

 

Controle de temperatura no tráfego de trabalho

Como as indústrias normalmente são ambientes amplos, fechados e com grande fluxo de funcionários, o controle de temperatura no galpão é imprescindível para o bem-estar das equipes. Do mesmo modo, a renovação do ar precisa ser frequente para dispersar partículas tóxicas em suspensão e reduzir as chances de contato com bactérias, fungos e vírus causadores de doenças respiratórias.

 

Como manter o controle de temperatura no galpão?

 

A melhor maneira de garantir o controle de temperatura no galpão é investindo em soluções de ventilação natural que aliam conforto térmico, qualidade do ar e economia de energia. Um sistema que integra venezianas e lanternins industriais cumpre com maestria essa função. 

Funciona assim: o ar que entra pelas venezianas, circula e absorve calor no ambiente e, mais aquecido, sai pelos lanternins na cobertura. Esse fenômeno é impulsionado pelos efeitos Venturi e chaminé, responsáveis não somente por trazer conforto térmico para o galpão, mas também pela exaustão de poeira e partículas tóxicas em suspensão no ambiente. 

Por se tratar de um sistema que aproveita recursos naturais, o custo com eletricidade é zero, o que contribui para que a indústria atinja eficiência energética e se torne uma empresa mais sustentável.

Em seguida, resumimos as características e funcionalidades das soluções de ventilação natural para controle de temperatura e qualidade do ar no galpão.

 

Venezianas industriais

As venezianas industriais são soluções de ventilação permanente para galpões que necessitam de conforto térmico constante. Quando bem dimensionadas, diminuem ou até dispensam a necessidade de uso de exaustores mecânicos e aparelhos de ar-condicionado, que são vilões das faturas de energia e da saúde respiratória. Resumimos as principais vantagens das venezianas:

  • Proporcionam conforto térmico e contribuem para a circulação interna do ar;
  • Reduzem o consumo de energia elétrica ao dispensar o uso de climatizadores;
  • São fabricadas em material translúcido, favorecendo a iluminação natural;
  • Oferecem máxima proteção contra os raios UV;
  • Têm alta resistência a impactos;
  • São leves e fáceis de instalar.

Lanternins industriais

Os lanternins industriais são instalados na cumeeira do galpão favorecendo também o conforto térmico e a economia de energia. Vamos às principais vantagens dos lanternins:

  • Mantêm a temperatura interna sempre agradável;
  • Eliminam gases poluentes e permitem a renovação constante do ar;
  • Diminuem o risco de propagação de doenças respiratórias;
  • São fáceis de instalar e não emitem ruídos;
  • Apresentam custo zero de energia e manutenção.

Todas essas vantagens explicam porque vale a pena investir em sistemas de ventilação natural para manter o controle de temperatura no galpão, garantindo a conservação das matérias-primas, a saúde dos colaboradores e o faturamento da empresa.

Se você tem interesse nas soluções, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.