ARTIGOS

alergias respiratórias

11

outubro

Alergias respiratórias na primavera: como evitar?

 

Primavera chegou. Estação do desabrochar das flores, mudança de paisagens, dos dias e noites com a mesma duração das temperaturas mais amenas e também, em algumas regiões do Brasil, do ar mais seco. E, por isso, nessa época, é comum o aparecimento de alergias respiratórias.

Nos estados das regiões Sul e  Sudeste, por exemplo, a pouca chuva interfere na umidade do ar. Mas, em todo o Brasil, além do tempo seco, há outros fatores que aumentam as chances das alergias respiratórias, especialmente nos ambientes industriais, que ficam fechados por muito tempo.

Por isso, neste artigo reunimos dicas sobre o que você precisa fazer para evitar esse tipo de alergia e mostraremos como a ventilação natural pode ser uma boa aliada.

 

Dicas para evitar alergias respiratórias

É na primavera que ocorrem as mudanças bruscas de temperatura, maior polinização do ar com a chegada das flores e ar mais seco. Todos esses fatores deixam as pessoas mais suscetíveis às alergias respiratórias. Veja como se proteger:

Aumente o contato com a natureza e o ar livre

O hábito de estar em contato com o verde e com o ar fresco, longe da poluição, ajuda no aumento da imunidade.

 

Aumente o contato com a natureza e o ar livre, evite alergias respiratórias.

 

Umidifique o ambiente

Quando o ar estiver muito seco, utilizar uma toalha molhada no ambiente ou um umidificador elétrico é uma opção para evitar as alergias respiratórias.

 

Ventilação natural e alergias respiratórias

Outro fator que contribui para a manutenção da saúde das pessoas é a renovação constante do ar em ambientes fechados. O que não acontece geralmente em locais de trabalho, como escritórios e indústrias que utilizam ar-condicionado.

Logo, esses são espaços férteis para a proliferação de vírus presentes no ambiente, ou seja, além da própria estação do ano, as pessoas que passam boa parte do dia nesses locais têm ainda mais chances de desenvolver alergias respiratórias.

 

+Você já leu esses?

 

Como a ventilação natural pode ajudar?

Além do simples ato de abrir as janelas, existem soluções que otimizam a utilização da ventilação natural em ambientes fechados. O objetivo é aproveitar a circulação natural do ar, sem recursos mecânicos, como ventiladores e condicionadores de ar.

Utiliza-se somente a diferença entre o ar quente e o ar frio para proporcionar melhor conforto térmico e qualidade do ar para as pessoas.

Confira por que essa opção torna-se atrativa não só para quem deseja evitar alergias respiratórias.

Renova o ar constantemente

A ventilação natural contribui para a manutenção da qualidade interna do ar em ambientes industriais. A troca de calor entre o espaço interno e externo com facilidade reduz as chances de proliferação de vírus, aumenta a sensação de conforto térmico e, claro, permitem a saída de substâncias e gases nocivos provenientes do processo de produção industrial.

Renovação constante do ar evita alergias respiratórias.

 

Reduz os custos com energia

Adotar um sistema de ventilação natural traz benefícios para quem deseja evitar alergias respiratórias. Com a diminuição do uso de aparelhos elétricos, essa é uma opção interessante para quem busca economia na linha de produção.

Além disso, a ventilação natural contribui para a manutenção do maquinário, evitando o superaquecimento e acúmulo de poeira.

 

alergias respiratórias

 

Controla a ventilação

Da abertura manual das janelas até um controle automático da ventilação natural, é possível escolher como a circulação do ar se dará no ambiente. Isso contribui para a autonomia dos colaboradores, garantindo também um ambiente mais harmônico, sem ruídos ou ventilação excessiva.

Agora, você já sabe que a ventilação natural não é só uma ótima aliada para a redução dos índices de alergias respiratórias nas indústrias. Ela também diminui os custos com energia, contribui para a saúde e bem-estar dos colaboradores e ainda ajuda na manutenção do maquinário.

 

+Você já leu esses?

 

Fale com o Grupo MB

Existem alguns tipos de soluções de ventilação natural para a utilização nas indústrias. Quer saber qual delas seria a mais indicada para o seu tipo de negócio? Conheça as opções de ventilação natural para a indústria oferecidas pelo Grupo MB! Entre em contato conosco agora mesmo.

Aceitamos Cartão BNDES

Solicite seu orçamento: resposta em até 3 dias úteis.