Conforto térmico garantido, alta produtividade das equipes e redução de custos operacionais. Essas são algumas das principais vantagens que o lanternim traz para a sua indústria, tornando-a mais moderna, sustentável e econômica. A sustentabilidade, inclusive, é quase um pré-requisito nas construções hoje em dia.
No caso das indústrias, o investimento em soluções sustentáveis tem a ver também com a preservação dos cofres da empresa, já que a economia de recursos decorrente dessas instalações é bastante significativa – sobretudo em parques fabris de grandes extensões e com número elevado de colaboradores.
O lanternim ganha destaque nesse cenário justamente devido ao seu alto desempenho a custo zero de energia e pouquíssima necessidade de manutenção. Neste post, explicaremos todas as funcionalidades e vantagens desse produto para você se certificar de que vale a pena o investimento. Vamos lá!
Lanternim: o que é e para que serve
Lanternim é uma estrutura de telhado instalada de forma sobreposta ao ponto mais alto de um galpão ou construção: a cumeeira. Trata-se de uma solução indispensável em projetos que visam aliar iluminação zenital e ventilação natural na empresa – aspectos estes essenciais na projeção de um ambiente corporativo salubre e que preze pela qualidade de vida dos colaboradores.
Além do fator humano, a instalação dos lanternins é muito vantajosa também em termos operacionais. O produto pode ser instalado tanto em coberturas novas quanto em telhados de galpões já existentes, sendo, portanto, uma opção campeã de escolha nos projetos de retrofit industrial.
Seu funcionamento se dá sem movimentação mecânica e sem consumo de energia. Os efeitos chaminé e Venturi – dos quais falaremos melhor adiante – são os responsáveis por manter o galpão bem ventilado 100% do tempo. Dependendo do projeto, a solução pode ser integrada com domus de iluminação para aproveitar ao máximo a entrada de luz natural na fábrica.
> Quer saber mais sobre domus de ventilação e iluminação para indústria? Leia este post e conheça os benefícios dessa integração!
Outra integração corriqueira é o uso de lanternins aliado a venezianas industriais, o que representa um projeto de ventilação natural de excelência. Com essa integração, o ar entra pelas venezianas e sai pelo lanternim, levando junto eventuais partículas tóxicas e mantendo a temperatura interna sempre agradável. Tudo isso, é claro, sem a necessidade de recorrer aos exaustores mecânicos e aos aparelhos climatizadores.
Vamos agora entender as principais funcionalidades do lanternim para a indústria.
Ventilação natural no galpão
Para obter uma solução de alta performance e que cumpra com maestria o papel de trazer conforto térmico ao ambiente, o dimensionamento do lanternim precisa respeitar o cálculo da taxa de ventilação ideal naquele galpão. Isso explica por que a instalação deve ser feita apenas por profissionais especialistas no assunto. Caso contrário, o desempenho do lanternim pode ficar abaixo do esperado.
Por ser uma solução de baixo peso específico, a instalação é facilitada, o que acelera a entrega do projeto e reduz os custos da mão de obra. Outra vantagem é que, por funcionar através da gravidade, os lanternins industriais não emitem ruídos. Isso é um ponto bastante positivo se considerarmos que o barulho elevado de exaustores e aparelhos de ar-condicionado pode acabar tirando a concentração dos trabalhadores.
Renovação e qualidade do ar
Além da concentração das equipes, outro aspecto que não pode ser comprometido é a saúde dos funcionários. Nesse sentido, manter a circulação constante do ar no interior do galpão é imprescindível para que as correntes se renovem, garantindo a qualidade do ar no recinto.
O funcionamento do lanternim baseia-se nas diferenças de temperatura e densidade do ar, compondo os efeitos chaminé e Venturi que citamos anteriormente. O primeiro é o resultado do deslocamento do ar devido às diferenças de temperatura e pressão.
Na prática, funciona assim: o ar frio fica mais compacto (mais denso) e tende a descer, por ser “mais pesado”. O ar quente, por sua vez, tende a expandir e se tornar menos denso, movimentando-se para altitudes maiores. Enquanto é deslocado pelo ar frio, o ar quente sobe e, então, escapa pelo lanternim, que cumpre seu poderoso papel de exaustão de poeira e outras partículas.
O processo que ocorre no interior dos lanternins é o que chamamos de efeito Venturi, um fenômeno que se observa na movimentação dos fluidos por uma determinada seção transversal (como a tubulação do produto). Conforme a área dessa seção vai diminuindo (com a tubulação se estreitando), a velocidade do fluido aumenta para que o ar quente e eventuais gases tóxicos escapem rapidamente pelo lanternim.
Redução de custos operacionais
O conforto térmico trazido pelo lanternim dispensa a necessidade de aparelhos climatizadores para manter o galpão bem ventilado. Isso resulta em uma economia considerável na fatura de energia elétrica, principalmente no caso das empresas que trabalham com o ar-condicionado ligado durante todo o expediente.
> Precisando reduzir custos com energia na sua indústria? Acesse este post e veja 10 práticas infalíveis nesta missão!
Ainda quanto à redução de custos, os lanternins têm alta resistência e demandam pouca manutenção. Assim, você não precisa se preocupar com gastos extras para mantê-lo em pleno funcionamento. Além disso, a solução é 100% estanque – isto é, não deixa passar água da chuva – o que significa que não há o menor risco de prejuízo com infiltrações.
Lanternim: aplicações e vantagens
Como vimos, o lanternim pode ser instalado em qualquer tipo de cobertura, inclusive nas já existentes, sem perder sua eficiência e alta performance – desde que respeitada a taxa de .ventilação ideal para cada galpão. Um projeto bem dimensionado reúne as seguintes vantagens:
Conforto térmico garantido
Falta de ar, cansaço e desidratação são problemas típicos da falta de conforto térmico no ambiente fabril. Além de comprometer a saúde dos trabalhadores, isso interfere diretamente no rendimento das equipes. Nesse sentido, a instalação do lanternim é a melhor solução justamente porque alia economia e salubridade no local de trabalho.
Sem falar que um sistema de ventilação natural com lanternins facilita a conservação de determinados produtos que são armazenados no galpão e, ainda, protege os equipamentos do desgaste por estarem submetidos ao calor excessivo.
Produtividade em alta
Responsáveis pela exaustão do calor no ambiente, eliminação de gases em suspensão e reposição dos níveis de oxigênio, os lanternins têm lugar cativo nos projetos industriais que priorizam a qualidade de vida do colaborador e o bem-estar de todos os envolvidos no ambiente corporativo (fornecedores, clientes, gestores, funcionários etc.)
Em um local agradável e com excelentes níveis de salubridade, naturalmente as equipes vão render mais. A produtividade em alta, é claro, se reflete no faturamento da empresa e ajuda a mantê-la sempre competitiva no mercado. Além disso, tendo em vista que os galpões fabris geralmente são amplos e fechados, a renovação constante do ar é essencial para evitar a propagação de doenças respiratórias, como a Covid-19.
Para saber mais sobre a relação entre ventilação natural e doenças respiratórias, leia este post e veja como proteger sua equipe!
Indústria valorizada
Indústrias que investem em soluções sustentáveis são mais valorizadas no mercado, tanto no âmbito de sua estrutura física em si, quanto ao uso consciente dos recursos do planeta e à preocupação com o fator humano nas relações de trabalho. Portanto, se você quer elevar sua indústria a um patamar mais moderno, sustentável e humanizado, já sabe por onde começar.
Lanternim: instalação e tecnologias
Os lanternins são fabricados com materiais específicos de acordo com a necessidade de cada projeto. Os quatro materiais mais utilizados são: alumínio; alumínio pós-pintado; aço galvalume e aço pós-pintado. Todos eles têm diversas qualidades, com destaque para a resistência, o fato de não emitir ruídos e a facilidade de instalação e manutenção.
Entretanto, para que o lanternim funcione como esperado, vimos que é imprescindível considerar a taxa de renovação do ar adequada para o local e algumas especificidades do galpão, como as dimensões do ambiente, o posicionamento da construção e a quantidade de aberturas existentes para a circulação do ar.
Nesse sentido, uma metodologia inovadora que permite analisar todos esses critérios com total acurácia e garantia de máximo desempenho é o CFD (Computacional Fluid Dynamic). Esse método é derivado da Engenharia Computacional e é aplicado por meio de um software que leva para o ambiente virtual os inputs coletados no espaço físico do galpão.
> Saiba mais detalhes sobre o CFD e veja neste infográfico como analisar a circulação do ar com o auxílio dessa metodologia!
Podemos dizer que o CFD funciona como uma calculadora de fluidos (o ar, no caso do lanternim) para compreender como se dá a circulação desse fluido no ambiente em questão, de modo a otimizar a eficácia das soluções instaladas. Ou seja, com esse método, os projetistas conseguem validar os cálculos necessários para dimensionar uma solução de alta performance e com retorno garantido.
Entre os resultados que podem ser obtidos com a aplicação do CFD em projetos de ventilação natural destacam-se:
-
- Comportamento e velocidade do ar;
- Identificação de zonas de estagnação;
- Identificação de pontos de maior e/ou menor temperatura;
- Perfil de pressão e perda de carga;
- Posicionamento estratégico de aparelhos e soluções industriais.
Mas por que aplicar o CFD no seu projeto de lanternim?
O CFD eleva o conceito de ventilação natural na sua indústria para um patamar de excelência, evitando qualquer prejuízo ou retrabalho com a instalação dos lanternins e fazendo valer o custo-benefício do investimento. Resumimos os principais resultados dessa aplicação:
- Ajuda a compreender o funcionamento do sistema;
- Contribui para um projeto de máxima eficiência;
- Permite alterações rápidas, reavaliações e adaptações;
- Elimina custos desnecessários e não gera retrabalho;
- Acelera a entrega da obra e valoriza a instalação.
O Grupo MB é pioneiro no uso da metodologia CFD em projetos de ventilação natural no Brasil. Há mais de 15 anos no mercado como referência no segmento, o Grupo MB é o parceiro ideal para o seu projeto, do início ao fim da execução. O pacote de serviços contempla:
- Dimensionamento com memória de cálculo e otimização conforme exigências das atividades e edificação;
- Projetos e desenvolvimento de layout com exposição do produto aplicado;
- Acompanhamento e entrega técnica;
- Instalação e manutenção;
- Assessoria na especificação;
- Garantia de estanqueidade;
- Assistência técnica em todo Brasil.
Então, se você deseja investir em um projeto de ventilação natural com lanternim de alta performance, fale com quem entende do assunto e solicite um orçamento sem compromisso! Responderemos o mais breve possível.